miércoles, septiembre 28, 2005

Análise Económico-Financeira do Mercado Espanhol

Depois de uma semana e um dia em Orgasmus em Madrid, Espanha, creio que urge fazer, em benefício dos interesses dos membros da 10G, uma análise económico-financeira do mercado em que agora estou inserido.
Fá-lo-ei de vários pontos de vista e de análise, por forma a melhor ser utilizado por cada pessoa.

1. Análise Económica
1.1. Elementos Microeconómicos
1.1.1. A Oferta
Estudámos a oferta em Madrid, numa prespectiva microeconómica, isto é, sectorial, e a título de exemplo, no mercado das lonas. Cedo concluimos que há, em Madrid, uma muito melhor oferta que em Lisboa. Contudo, em Madrid, como em Lisboa, a oferta de lonas não é uma coisa que se possa generealizar: há lonas que são vendidas - e vendíveis - e há lonas que são oferecidas. Há, numa opinião mais subjectiva, muito mais lonas oferecidas na capital espanhola que na sua congénere portuguesa. Há ainda que ter em conta que as lonas madrilenas contém, na sua composição, muito mais aditivos que as portuguesas. Exemplos destes aditivos serão o rimel, o pó-de-arroz, o rouge, o creme Nívea e a água de colónia do Lidl. Há também, como em Lisboa, muitas lonas que podem ser adquiridas com pneus, ainda que em Madrid, em termos percentuais, sejam menos que na capital de Portugal.
1.1.2. A Procura
Ainda não me foi possível efectuar uma análise muito pormenorizada da procura em Madrid. Contudo, e uma vez mais tomando como exemplo o sector das lonas, a procura é extremamente elevada e aguerrida, mor e nomeadamente, das lonas de melhor qualidade. Numa semana de curso intensivo de castelhano, foi fácil de notar que a procura de lonas é elevadíssima, sobretudo, em lonas de qualidade provenientes do leste europeu: espanhois e estrangeiros batiam-se constantemente para terem acesso a este bem.
1.1.3. O Equilíbrio de Mercado
Não há um equilíbrio de mercado. Há muita lona que anda sozinha e muita procura insatisfeita - o que, por sua vez, alimenta outros mercados, como o dos vídeos caseiros e semelhantes.

1.2. Elementos Macroeconómicos
1.2.1. O Mercado de Bens e Serviços
Depois de um estudo e respectiva reflexão, concluí que o Mercado de Bens aqui em Madrid está estritamente associado à elevada presença de sul-americanos nas ruas madrilenas. De facto, o bem mais consumido por aqui provém da América Latina e denomina-se porros. Os porros, segundo soube, chegam a ser consumidos aos 20 por dia e começam a ser consumidos logo às nove da manhã, na cafetaria da minha faculdade. São, muitas vezes, acompanhados por uma mini - compo de plástico com meio litro de cerveja - a qualquer hora do dia. Aos porros, como às minis, estão associados vários serviços: enrolamento de mortalhas, colagem de mortalhas, porros-express (empresa que traz o porro, enrolado e completamente preparado, em tempo record, mas que vende erva de menor qualidade), e afins. Contudo, o mercado dos serviços vive nas ruas da amargura, pois cada consumidor começa a adaptar-se e a produzir, ele próprio, os seus próprios porros, adquirindo tão somente a matéria-prima.
1.2.2. O mercado Monetário
A moeda em vigor em Madrid é o euro. Mas uma pessoa que tenha muitos porros, com um bocadinho de sorte, consegue trocá-los em alguns barros mais obscuros da capital espanhola, em alguma loja sul-americana ou chinesa, por bens de primeira necessidade - no caso dos sul-americanos falamos de comida; no caso dos asiáticos falamos de perfumes, sabonetes, rádios a pilhas e brinquedos de plástico.

2. Análise Financeira
2.1. Taxa de Remuneração Efectiva
Costuma ser alta. Para pessoas que consomem porros é especialente elevada, algures no Nirvana, perto do céu e das estrelas e do Rei Bob, se, claro está, o porro for de qualidade reconhecida. Para os que procuram lonas, a taxa de remuneração não é tão elevada - muitas lonas são adquiridas a elevado custo, não tendo qualidade que o justifique, sendo o preço inflaccionado pela composição elevada de maquilhagem.
2.2. Investimentos
Madrid pode ser uma muito boa cidade para investir. Adequada para investidores experientes - que se não deixariam enganar por uma lona cuja composição fosse, essencialmente, maquilhagem e uma lona de qualidade reconhecida - e para investidores iniciados - que aqui têm hipótese de ter acesso a uma grande oferta, por exemplo, de porros, ganhando logo experiência e curriculo para outros investimentos.
2.3. Acções e Obrigações
Acções não se vêm muitas, por aqui. Principalmente, boas acções. (Ainda assim, há mais boas acções em Madrid que em Lisboa.) Também existem acções ilícitas - provocadas, sobretudo, pelos sul-americanos - e acções de propaganda enganosa - muitas vezes, nas lojas, somos confrontados com cartazes que anunciam Oferta (algo, como se sabe, extremamente apelativo para o povo português) mas que, na verdade, apena significa que estão em saldos, isto é, que seguem sendo caros como o caraças!
Já as obrigações, não são muitas também. Principalmente quando se vem fazer Orgasmus e, nas duas primeiras semanas de aulas, só se têm três horas diárias de Curso de Espanhol. Há, contudo, a obrigação moral de: coçar os tomates, falar alto, limpar o nariz (dedo indicador) e as orelhas (dedo mindinho), no caso dos homens, e falar alto, fazer muitas compras, discutir e regatear preços e puxar os cabelos em caso de discussão, no caso das mulheres. Todas estas obrigações têm como fim único fazer distinguir um português ou portuguesa num espaço onde possam estar muitos espanhois.

3. Notas e Agradecimentos
No decorrer deste trabalho, tive que recorrer a algumas fontes, que me ajudaram na elaboração e redacção desta análise, nomeadamente:
. Jockey (informações sobre o mercado das Lonas, nacional e internacional)
. B (informações sobre os porros, sua qualidade, confecção, elaboração, adequado consumo e respectivos países produtores, bem como, sobre o mercado nacional e internacional)
. Pureza (adaptações da sua obra "Obrigações e bons costumes portugueses em qualquer capital europeia")
. Pinguim, Quirino e Aninhas (investimentos)
. Durona (breves adaptações da sua obra "A experiência de três anos em Madrid")